REGIMENTO INTERNO

As normas para utilização do Terras de São José Golfe Clube são regidas de acordo com as seguintes disposições:

UTILIZAÇÃO DO CLUBE 

Ficam obrigados os Associados Contribuintes Temporários “Jogadores Mensalistas” ao pontual pagamento das taxas e mensalidades. O atraso do pagamento sem motivo justificável implicará no seu afastamento do quadro de mensalistas e comunicação à FPG para cancelamento do handicap. O comportamento indevido dentro das dependências do Clube por parte dos jogadores e visitantes será analisado pela administração que decidirá sobre as medidas a serem tomadas.Crianças menores de 12 (doze) anos deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Os Associados e visitantes não podem trazer animais na sede do Clube.

CÓDIGO DE VESTIMENTA “DRESS CODE” 

Todos deverão vestir-se adequadamente para a prática do golfe e nas dependências do Clube, obedecidas as seguintes regras básicas para jogar:

Vestuário Masculino:

  • camisa tipo pólo ou com gola fechada
  • bermuda com comprimento até o joelho ou calça de sarja ou social
  • sapato ou tênis próprio para jogar golfe

 

Vestuário Feminino:

  • camisa tipo pólo ou com gola fechada
  • bermuda, saia ou calça comprida
  • sapato ou tênis próprio para jogar golfe

 

ETIQUETA DO GOLFE

Um jogador deve demonstrar consideração por todos que estiverem em campo, tratando-os com cordialidade e espírito esportivo. São obrigações do jogador:

  • Verificar se não há ninguém próximo antes de realizar swing ou dar uma tacada;
  • Respeitar o jogador que estiver pronto para dar uma tacada;
  • Não fazer barulho ou movimento que possa atrapalhar um jogador;
  • Não ficar atrás e nem na linha de um jogador que executar uma tacada;
  • Respeitar a cadência do jogo;
  • Conceder passagem para turmas com 3 (três) ou 4 (quatro) jogadores que estiverem mais rápidas;
  • Arrumar as bancas de areia, inclusive de marcas próximas;
  • Limpar os pés ao sair de um bunker;
  • Reparar divots, piques de bola e estragos causados por sapatos nos greens;
  • Não pisar próximo aos buracos nos greens e nem na linha do putt de um jogador;
  • Jogar papéis e garrafas nas latas de lixo e os tocos de cigarro nos cinzeiros colocados nos tees de saída. A sujeira além de ferir a beleza natural, pode afetar as máquinas conservadoras do campo com prejuízo para todos;
  • Evitar o uso de telefone celular no campo.

 

REGULAMENTO DE SAÍDA – TERÇA A SEXTA-FEIRA

Não poderão sair a campo turmas com jogadores cuja soma de handicaps seja superior a 104 (cento e quatro).

As reservas de horários deverão ser feitas na secretaria, pessoalmente ou pelo telefone (011) 4024-1109, devendo constar o nome dos jogadores e horário pretendido.

Não é obrigatória a utilização de caddies, porém o Starter ou o Marshall poderão determinar ao menos 1 caddie para turmas com mais de 3 (três) jogadores se o campo estiver cheio ou se a turma estiver lenta.

Só poderão iniciar pelo tee do buraco 10 os jogadores autorizados pelo Starter. As turmas que iniciarem pelo tee do buraco 1 tem prioridade sobre aquelas que iniciaram pelo tee do buraco 10.

Turmas com mais de 4 (quatro) jogadores só podem sair com autorização do Starter e, obrigatoriamente, com pelo menos 2 (dois) caddies. A turma deverá dar passagem para as turmas que vierem atrás e caso necessário o Starter poderá solicitar o desmembramento da mesma.

Jogadores iniciantes só poderão sair a campo após autorização do Starter e deverão estar acompanhados por profissional de golfe habilitado e utilizando caddie. Devem, também, conceder passagem para as turmas que vierem atrás.

O Starter e o Marshall respondem à Capitania pelo bom andamento do jogo e todos os jogadores devem obedecer suas determinações.

REGULAMENTO DE SAÍDA PARA SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS

Entre 6:40 hs e 12:00 hs não poderão sair turmas cuja soma de handicaps de seus jogadores seja superior a 96 (noventa e seis).

As reservas de horários deverão ser feitas na secretaria, pessoalmente ou pelo telefone (11) 4024-1109, devendo constar o nome do jogador que solicitou reserva e horário pretendido.

Os jogadores deverão apresentar-se ao Starter 5 (cinco) minutos antes de seu horário de saída, caso contrário o horário estará automaticamente à disposição do Starter.

Os Associados terão prioridade nas reservas das horas de saída, também como no aluguel de golf carts.

Tees de saída com 1 (uma) 2 (duas) 3 (três) ou 4 (quatro) pessoas que iniciarem antes das 12h00 deverão levar ao menos um caddie.

Só poderão iniciar pelo tee do buraco 10 os jogadores autorizados pelo Starter. As turmas que iniciarem pelo tee do buraco 1 tem prioridade sobre aquelas que iniciaram pelo tee do buraco 10.

Jogadores iniciantes só poderão sair a campo após autorização do Starter e deverão estar acompanhados por profissional de golfe habilitado e utilizando caddie. Devem, também, conceder passagem para as turmas que vierem atrás.

Jogo Lento:

  • O tempo previsto para um jogo de 18 buracos é de 4:30 hs. e os jogadores devem verificar se estão dentro do horário através dos relógios do Clube nos buracos … O Starter e o Marshall podem advertir o jogador que estiver causando lentidão e em caso de reincidência deverão relatar aos capitães.

 

O Starter e o Marshall respondem à Capitania pelo bom andamento do jogo e todos os jogadores devem obedecer suas determinações.

RETIRADA E ENTREGA DE CARTÕES

Os jogadores são obrigados a retirar um cartão numerado e assinar o livro específico para identificar o nome do jogador e seu respectivo cartão antes de iniciar um jogo.

Todo jogador deverá entregar seu cartão de jogo devidamente assinado por um marcador que tenha handicap oficial.

O jogador que não retirar ou entregar um cartão será automaticamente  penalizado segundo critérios estabelecidos pelo Slope Rating System com a repetição do melhor score entre os últimos 20 (vinte) cartões entregues.

Casos mais graves, como a falsificação de resultados, serão analisados pela Comissão de Handicap do Clube que poderá inclusive determinar a suspensão ou eliminação de um jogador de seus quadros.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a sexta-feira: 07:00 hs às 18:00 hs

Sábados, domingos e feriados: 06:40 hs às 18:30 hs

Carrinho de golfe: última saída para 18 buracos até 14:00 hs e para 9 buracos até 16:00 hs

Driving range de  terça a sexta-feira: 07:00 hs às 17:00 hs

GREEN-FEES

Os jogadores deverão pagar seus green-fees antes de iniciarem uma partida e assinarão um livro com numeração específica para este fim. Cada jogador receberá uma etiqueta com numeração correspondente a do livro e deverá entregá-la ao Starter que a afixará na respectiva bolsa de golfe.

UTILIZAÇÃO DE GOLF CARTS

Os golf carts somente poderão trafegar pelo “cart path”, caminho específico para sua utilização.

O condutor que sair do “cart path” sem autorização será advertido e se estiver disputando alguma competição interna será desclassificado.

Na reincidência da falta ficará proibido de utilizar golf carts por 30 (trinta) dias e se vier a repetir a infração será automaticamente proibido de utilizá-lo pelo período de 12 (doze) meses.

O jogador portador de autorização médica deverá apresentá-la na secretaria que lhe cederá uma bandeira para afixação no veículo de forma que seja facilmente identificável. Neste caso o jogador poderá cruzar a raia sempre obedecendo o ângulo de 90° (noventa graus), respeitada a distância de 20 (vinte) jardas de tees e greens.

Se o campo estiver muito molhado o Starter deverá colocar um aviso próximo aos tees dos buracos 1 e 10 indicando que os golf carts com bandeira também estão proibidos de sair do “cart path”.

É permitida a utilização de golf carts para acompanhar torneios, devendo seu condutor ficar atento para não atrapalhar os jogadores.

Não é permitida a condução por pessoas que não possuam Carteira Nacional de Habilitação.

O proprietário de um veículo ou aquele que tenha alugado um golf cart na secretaria é o responsável pelo uso do mesmo, sendo de sua inteira responsabilidade a reparação dos danos causados, sem prejuízo de lhe ser aplicada a pena disciplinar cabível.

RAIOS

O toque da sirene é um alerta e significa a ocorrência de raios, portanto aconselhada a paralisação do jogo e procura de um abrigo seguro. A atitude de cada jogador é de sua própria responsabilidade diante do perigo de raios.

TORNEIOS INTERNOS

As inscrições deverão ser feitas na secretaria do Clube, pessoalmente ou pelo telefone (011) 4024-1109.O jogador que não puder comparecer ao torneio deverá comunicar a secretaria com 5 (cinco) dias de antecedência, sob pena de pagamento da taxa de inscrição.O handicap dos jogadores participantes poderá ser reajustado para as próximas competições de acordo com normas estabelecidas ou pela Comissão de Handicap.A responsabilidade pela indicação e conferência do handicap cabe única e exclusivamente ao jogador e sua utilização incorreta implicará na desclassificação do jogador.

 COMPETIÇÕES PRIVADAS

Deverão ser comunicadas e acertadas na secretaria do Clube com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência à sua realização.

O organizador deverá fornecer a relação dos jogadores, seus handicaps e o respectivo “draw” com 2 (dois) dias de antecedência.

O organizador da competição é responsável pela condução do torneio, inclusive se houver necessidade de paralisação em razão de chuvas e raios.

O organizador se responsabilizará civil e criminalmente em decorrência de acidentes ou incidentes que ocorrerem durante a competição, mesmo que o jogo tenha sido paralisado.

Eventual cancelamento deverá obrigatoriamente ser comunicado por escrito à secretaria do Clube com 10 (dez) ou mais dias de antecedência, sob pena de ser cobrado o valor de tantos green-fees quantos fossem o número de participantes.

REGRAS LOCAIS

  1. Marcações do Campo:
  • Estacas amarelas – hazards frontais
  • Estacas vermelhas – hazards laterais
  • Estacas laranjas, azuis ou linha de cal – terreno em reparação
  • Estacas brancas, muros e cercas nos limites do campo – limites de fora de campo
  1. Marcações de distância medidas até o centro do green:
  • Azul = 200 jardas;
  • Branca = 150 jardas e;
  • Vermelha = 100 jardas.
  1. Áreas de Transição:
  • As áreas com areia e palmeiras à direita do fairway dos buracos 1, 6, 8 e 17 são “áreas de transição” e o jogador pode encostar o taco no chão antes de efetuar uma tacada.
  1. Alívio:
  • Um jogador poderá obter alívio sem penalidade se:
  • seu stance ou swing forem atrapalhados por obstruções fixas tais como a pedra ornamental colocada à direita do green do buraco 7; pela proteção de madeira junto ao “cart path” atrás do green do buraco 12 e telas de proteção colocadas nos buracos 1, 3, 11 e 17, inclusive pela vegetação que as encobrem;
  • uma bola parar na área de putting green atrás do green do buraco 9.
  • uma árvore menor do que um de seus tacos interferir em seu stance ou swing;
  • sua bola ficar parada e for localizada em um canteiro de flor ou se o mesmo atrapalhar seu stance ou swing, considerando-se exemplos de canteiros: i) aqueles localizados junto aos tees dos buracos 1, 2, 3, 12, 15; ii) as plantas à direita do fairway e ao redor do green do buraco 7; iii) as plantas próximas ao “cart path” dos buracos 8 e 9.
  • Não são considerados canteiros de flor as plantas à direita da área de transição do buraco 17 e as plantas próximas ao cross bunker à esquerda do fairway no buraco 18.
  1. Green ilha do buraco 14:
  • Todo lago e o riacho atrás do green ilha do buraco 14 são considerados como um azar de água frontal, podendo o jogador dropar uma bola antes da água na linha onde cruzou o hazard ou na área de drop demarcada.
  1. Raios:
  • 3 toques – paralisação do jogo
  • 1 toque – reinício do jogo
  1. Jogo Lento:
  • O tempo previsto para um jogo de 18 buracos é de 4:30 hs. e os jogadores devem verificar se estão dentro do horário através dos relógios do Clube nos buracos … O Starter e o Marshall podem advertir o jogador que estiver causando lentidão e em caso de reincidência deverão relatar aos capitães.
  1. Disposições Gerais:
  • Jogadores e caddies não podem entrar nas propriedades vizinhas ao campo;
  • O jogador deve reparar divots, piques de bola no green e rastelar as bancas;
  • As bolas do “driving range” são propriedade do Clube e não podem ser utilizadas no campo sob pena de advertência e suspensão em caso de reincidência.
  1. Formigueiros:
  • A bola poderá ser dropada sem penalidade, desde que não haja outro impedimento, e que tenha formiga.